3º Mês de Dieta


Neste 3º Mês de reeducação alimentar e prática de exercícios físicos avancei mais ainda em minhas metas. Houveram na verdade mais vitórias do que derrotas, mais perdas de medidas de modo saudável e muitas reflexões e frustrações, e ainda, alguns momentos em que a vontade de desistir foi bem insipiente. Como já previsto, as perdas neste mês foram menores que no mês passado, que por sua vez, foram menores que as do primeiro mês, então o que ocorreu foi completamente positivo, não significando um desleixamento maior na dieta e na prática de exercícios físicos.
A primeira reflexão que faço deste terceiro mês é sobre o consumo energético. Segue o gráfico com as variações do consumo durante os três meses:


Houveram dois picos de consumo energético que foram no período do Natal e Ano Novo, mas que se estabilizaram nos dias seguintes. Uma observação é que a maioria dos dias (linha amarela) estão acima da linha da meta diária de 1400kcal, além de que a média de consumo deste mês foi de 1481kcal, bem acima até da média do mês passado que foi de 1276kcal. Este resultado representa uma falha em conseguir manter a meta, algo que terei que tentar controlar no quarto mês já que é importante este controle para me acostumar com uma alimentação balanceada e assim manter a minha reeducação alimentar. No entanto, é importante lembrar que o consumo energético ficou balanceado com o gasto energético das atividades físicas, o que pode não ter atrapalhado no processo de perdas de medidas de massa corporal e cintura.


A perda da massa corporal ocorreu como esperado no mês passado, já que foram perdidos 4kg nesses 30 dias. Como sempre, a função da linha de tendência no mês passado não previu com exatidão a massa corporal nesses 93 dias de dieta, já que indicara que a massa seria 73,2kg em contraste com o valor real de 75,5kg. Porém, a função dá uma base do tempo que será gasto para atingir o objetivo final, então continuarei a apresentar a linha de tendência, que atualmente se apresenta como: y = -0,18 + 91,09. Isso significa que no próximo mês (no 124° dia) a minha massa corporal estará em 69kg (-6,5kg). Mas considerando o erro de 3,5% (dos últimos meses), provavelmente a minha massa estará em 71,5kg (-4kg), o que é um valor bem mais real já que a perda se dá em 1kg por semana. Já com relação à meta de 70kg, provavelmente chegarei nele antes do 150° dia.


A diminuição da medida da circunferência da cintura também ocorreu satisfatoriamente, com menos 7cm no período de 30 dias. No mês passado a linha de tendência apresentava uma perda de 8,5cm nesse período, mas a previsão com o erro era de 82cm, ou seja, um valor um pouco maior do que o atual. A função da linha de tendência agora é representada por y = -0,24x + 103,4, o que informa o dia 5 de fevereiro como a data que atingirei os 76cm. No entanto, seguindo a margem de erro dos outros meses, chegarei na meta não antes da última semana de fevereiro. Neste mês ainda cheguei com IAC em 9,5% e IMC em 23,4, isso significa que dos 75,5kg que tenho agora, apenas 7,1kg é gordura, o que tentarei reduzir mais ainda nos próximos meses. Esta quantidade de gordura é visível não só observando o IAC e o IMC, mas também se reflete no visual atual:


São visíveis as diferenças de um mês para outro, principalmente de perfil. Uma das medidas das quais não comento no blog são as do braço, pernas, etc, pois não são objetivo ainda aumentar os músculos, porém, posso apresentar a medida dos braços que é 34cm e foi esta medida desde o começo. Isso pode significar a perda da gordura do braço, que foi substituída pelos músculos que estão se formando já que também faço musculação leve.
Como nos outros meses estou satisfeito com os resultados, pois até agora já perdi 17,5kg e 25cm de cintura e estou um pouco ansioso também por estar próximo da minha meta final. Tudo até agora está valendo a pena tanto para o aumento da minha auto estima quanto para a minha saúde. A sensação é ótima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário