1º Mês de Dieta


E lá se foi 1 mês de dieta, uso do creme redutor, do Vibroaction e atividades físicas. Foram ao todo 31 dias de restrição à alimentação, cuidados e contagens das calorias ingeridas e exercícios regulares com poucos descansos nas semanas. O legal de anotar todos os dados é que podemos usá-los para determinar a frequência da perda de peso, colocando em gráficos e obtendo uma tendência para os próximos meses.


O primeiro gráfico acima, determina o quanto de calorias foram consumidas em cada dia no intervalo de 31 dias. A linha amarela representa a minha meta diária de consumo de calorias (1500kcal). É evidente que no período em que estava viajando o consumo energético pelos alimentos foram extrapolados, chegando próximo de 4000kcal, que é o pico que se vê entre os dias 7 e 11. Felizmente, a média do mês ficou em 1501kcal, o que mostra uma eficiência no controle do consumo, inclusive no balanceamento entre os dias que mais foram consumidas calorias (8) e os que menos foram consumidas (19), além dos que ficaram na meta (4).


O segundo gráfico acima mostra a quantidade de massa corporal ao longo da dieta (linha azul). O seu leve decrescimento nos leva a concluir que durante o mês a perda de gordura foi reduzida bem sutilmente e, ao final desse período, a variação da massa corporal foi negativa em 8kg. De acordo com o gráfico, a linha de tendência (em amarelo) pode mostrar uma previsão de quando a minha massa corporal chegará na meta (em laranja) de 76kg e utilizando a função da reta y=-0,24+92,29, posso concluir que chegarei na primeira meta em 20 de dezembro (lembrando que a primeira meta é a de atingir um corpo saudável, a segunda é de tornar magra a aparência do corpo em uma redução para 68kg).


O terceiro e último gráfico acima mostra a variação das medidas da cintura no decorrer dos 31 dias de dieta e exercícios. A linha vermelha apresenta a queda da medida da circunferência da minha cintura, que inicia em 106cm até o dia de hoje com 95cm, ou seja, uma variação negativa de 11cm. A linha de tendência (em amarelo) pode me informar o período em que eu irei chegar em minha primeira meta (linha laranja), que, segundo a função y=-0,33x+104,75, chegarei em 87cm no dia 6 de dezembro.
Obviamente que não posso me prender a dados estatísticos (fracamente manipulados por sinal), pois a tendência nas últimas semanas é que a perda de gordura e cintura estejam em 1kg e 1cm por semana. Então, dentro de uma concepção mais realista, nesses prazos oferecidos estatisticamente, a minha massa e cintura serão, provavelmente, 79kg e 91cm respectivamente.
Enfim, posso concluir que atualmente 20,5% da minha massa corporal é formada por gordura, índice este que está próximo do segundo nível do índice de gordura corporal (veja a postagem do dia 16). Essa redução pode ser visível na comparação direta das quatro primeiras semanas:
É possível observar as reduções que ocorrem de uma foto para outra, tanto na foto de perfil quanto na de frente. Não só é visível a diminuição da gordura abdominal, mas também é perceptível a melhora da postura, o engrossamento das pernas e a redução dos pneuzinhos laterais da barriga.
Dou-me portanto por satisfeito neste primeiro mês e que venham mais outros meses que me permitirão observar resultados cada vez mais visíveis nas perdas de gordura e cintura. O tão sonhado corpo magro e saudável me espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário