sábado, 12 de novembro de 2016

Trigésimo Dia Usando o Vibroaction

Carboidratos: quando temê-los e quando amá-los.
Quanto mais consciência sobre os constituintes dos alimentos eu tenho, mais restrita fica a configuração da minha dieta e foi o que aconteceu hoje. "Como assim o abacaxi tem alta taxa de carboidratos?", "Diziam que a batata doce é ótima para quem quer emagrecer!", "Afinal, os alimentos naturebas são bons ou não para emagrecer?", foram frases que pairavam na minha cabeça e é claro, tirei um pouco de meu tempo para me aprofundar melhor pela vastidão da internet.
Pesquisas e mais pesquisas me mostraram que existem dois tipos de carboidratos: os bons e os maus. Primeiramente, carboidratos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio que são utilizados para produzir energia para o bom funcionamento do corpo. Os CHO bons (naturais) são aqueles com estruturas mais complexas, pois possuem a fibra em sua composição, o que faz com que o processo de quebra da estrutura em glicose seja mais lenta. Já os CHO ruins (refinados) são aqueles com estruturas mais simples, pois durante o processo de refinamento as fibras foram retiradas, deixando a composição do CHO mais simples e consequentemente mais rápida para ser transformada em energia em nosso organismo. Veja os gráficos a seguir:
(Fonte)
É mostrado no gráfico que os carboidratos naturais (bons carboidratos) aumentam a glicose no sangue de modo que a insulina pode controlar o nível de glicose satisfatoriamente, na mesma medida em que o corpo gasta essa energia produzida. Já os carboidratos refinados (maus carboidratos) são quebrados muito rapidamente, causando um aumento rápido e desnecessário da quantidade de açúcar no sangue, mas como a insulina tende a controlar a taxa de glicose ela também o faz rápido levando a uma queda brusca na quantidade de energia no sangue. O sistema então, entende que essa energia em excesso (além daquela que o corpo necessita no momento) deve ser armazenada, transformando-a em gordura que irá para o tecido adiposo. O corpo por sua vez, irá pedir mais energia, daí vem a sensação da fome que faz com que seja ingerida mais comida e consequentemente, mais carboidratos. (Fonte) (Fonte) (Fonte) (Fonte)
Enfim, esse pequeno estudo me fez concluir que não preciso me desesperar com a quantidade de carboidratos ingeridos, desde que sejam advindos de fontes não processadas de alimentos, ou seja, naturais. Por isso, se quiser comer um abacaxi, batata doce e pão integral, poderei ficar tranquilo se ultrapassar do máximo das necessidades diárias para a minha dieta (150g), mas é claro que ultrapassar todos os dias não dá. É preciso portanto, um cuidado maior na alimentação para que a quantidade certa seja ingerida para que o processo de emagrecimento seja, de fato, eficiente. 

SOBRE A ROTINA...

Hoje acordei tarde mais uma vez, porém, isso não está me fazendo desistir da dieta e nem dos exercícios à noite então acredito que não haja problemas nessa prática. Ao acordar eu passei o creme redutor e tomei a cafeína e o polivitamínico Centrum. A minha alimentação hoje foi a seguinte:

Café da Manhã
Alimento
Kcal
Fibra (g)
CHO (g)
Fat (g)
Prot. (g)
Não houve
0
0
0
0
0

Lanche da Manhã
Alimento
Kcal
Fibra (g)
CHO (g)
Fat (g)
Prot. (g)
Não houve
0
0
0
0
0

Almoço
Alimento
Kcal
Fibra (g)
CHO (g)
Fat (g)
Prot. (g)
200g moqueca de bacalhau
307
1,2
2,4
10,2
48
2 colheres de batata cozida
31
0,8
7,2
0
0,7
½ colher de ervilhas cozidas
7
0,4
1
0
0,6
2 colheres de arroz branco
32
0,4
7,1
0,1
0,7
1 barrinha choc. meio amargo
32
0,5
3,5
3
0,5
Total
409
3,3
21,2
13,3
50,5

Lanche da Tarde
Alimento
Kcal
Fibra (g)
CHO (g)
Fat (g)
Prot. (g)
6 fatias grandes de abacaxi
288
6
76,2
0,6
5,4
1 xícara de café com açúcar
40
0
10
0
0,2
100ml de mate com laranja
2
0
0,4
0
0
1 pão integral (50g)
89
1,3
18
0,8
2,7
3 colheres milho verde cozid
69
1,8
15,9
0,9
2,1
1 colher de maionese light
21
0
1,2
1,8
0
½ tomate pequeno
5
0,6
1,3
0,1
0,2
7 azeitonas
40
1,1
1,2
4
0,3
100g churrasco de picanha
213
0
0
15
19
Total
767
10,8
124,2
23,2
29,9

Café da Noite
Alimento
Kcal
Fibra (g)
CHO (g)
Fat (g)
Prot. (g)
Bebida Tody light + Leite Molic
96
0
18,1
0
7,3
200g de batata doce
154
4,4
36,8
1,2
1,2
Total
250
4,4
54,9
1,2
8,5


Total Geral
Descrição
Calorias
Fibra (g)
CHO (g)
Fat (g)
Prot. (g)
Consumo
1426
18,5
200,3
37,7
88,9
Val. Diários Recomendados
2304
25
130
20
56
% Valores Diários (%VD)
62%
74%
154%
189%
159%

É importante frisar mais uma vez que o Lanche da Tarde não é feito de uma só vez. Por exemplo, hoje o almoço foi às 12h (esse sim é de uma só vez), em seguida às 15h comi o abacaxi, às 17h tomei o café e me ofereceram o mate com laranja para experimentar (particularmente não gostei dessa mistura), às 20h eu comi um sanduíche de pão integral com milho, azeitona, carne, maionese e tomate e por fim, às 22h eu comi a batata doce e tomei uma bebida achocolatada de baixa caloria antes de fazer os exercícios. Então, o "Lanche da Tarde" na verdade é composto por vários períodos com lanches isolados e não são consumidos de uma só vez. Além disso, eu considero essa seção de vários lanches como todo o período antes da última refeição (Café da Noite).
Os exercícios de hoje foram os mesmos de sempre: Bicicleta ergométrica (perda de 553kcal); alternado (4x50); crucifixo (4x25); abdominais (5x20); flexões (3x10). Em seguida eu passei o creme redutor e usei o Vibroaction.
Ao final do processo, fiz as medidas diárias e estou com 96cm de cintura e 86kg de massa corporal. Como previsto, as medidas não foram muito alteradas (assim como na semana passada, houve um breve aumento de meio quilo, então deve fazer parte do processo) e assim vou seguindo na minha dieta, sempre paciente e respeitando os limites do meu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário